Benzodiazepinas

sábado, 25 de abril de 2009





As benzosiazepinas são um grupo de fármacos ansiolíticos utilizadosno tratamento sintomático da ansiedade e da insónia. As benzodiazepinas substituiram largamente os barbitúricos nas suas utilizações. ao contrário daqueles, não têm acção depressora no centro respiratório, sendo por isso de uso mais seguro, além de terem maior especificidade sobre a sintomatologia ansiosa. Esta droga pode causar:
  • Ansiedade
  • Depresão
  • Insónias
  • Convulsões
  • Epilepsia (só algumas)
  • Indução da hipnose
  • Delirium tremens, como adjuvante na indução da anestesia geral em procedimentos médicos invasivos para relaxar (ex: endóscopia)
  • Relaxante muscular

Quando combinadas com o álcool, as benzodiezepinas poderão ter o efeito acentuado, sendo que esta combinação pode provocar uma overdose. No entanto, as benzodiezepinas quando consumidas isolada possuem uma toxicidade muito baixa e, consequentemente, uma grande margem de segurança, o que reduz o riso de morte. De facto, as tentativas de suicídio com benzodiezepinas não costumam ser bem sucedidas excepto quando são combinadas com outras substâncias como o álcool.

Não é aconselhado o uso destas substâncias durante a gravidez e o período de amamentação.

Existe tolerância às benzodiezepinas mas esta não é muito acentuada. Quando consumidas durante vários meses, esta tolerência aumenta, provocando dependência física e psicológica. A interrupção do consumo deve ser efectuada gradualmente, para não se tirnar perigosa. A síndrome de abstinência varia consoante a duração da acção das benzodiazepinas e pode manifestar-se pelo aumento da ansiedade, insónia, irritabilidade, insónias, dor de cabeça, tensão muscular, tremores, palpitações ou disforia. Em casos mais graves podem ocorrer convulsões, quadros confusos, despersonalização, diminução do limiar da percepçã dos estímulos sensoriais, psicose, etc.

Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Benzodiazepina
http://www.infarmed.pt/prontuario/framenavegararvore.php?id=52


Fonte da imagem: http://www.goolge.com

(Consultado em 16/01/2009)

0 comentários: