Clorídrato de Cocaína

sexta-feira, 13 de março de 2009


A cocaína ou benzoilmetilecgonina é uma droga alcalóide, derivada do arbusto Erythroxylum coca Lamarck, estimulante com alto poder de causar dependência. A Erythroxylum coca possui gineceu* constituído por três carpelos, cálice de cinco sépalas e corola de cinco pétalas. As folhas são alternadas, elípticas e pecioladas.

O uso mais comum da cocaína é sob a forma de sal – o cloridrato de cocaína. É consumida via nasal, ou seja, aspirada, "cheirada".

O "pó" (sal clorídrato de cocaína), como é popularmente conhecido, é muito caro, favorecendo o seu uso pelas camadas mais altas da sociedade. O uso da “coca” tornou-se mais acessível à população com baixo poder económico com o advento de "crack". No crack, a substância usada é a pasta básica de coca ("freebasing", em inglês).

A cocaína pode também ser injectada na corrente sanguínea. O "pico", como é conhecida esta forma de uso, produz um efeito chamado de "rush" ou "baque".

As consequências do consumo do clorídrato de cocaína são:
· Sensação de euforia e bem-estar
· Ideia de grandiosidade
· Irritabilidade
· Aumento da atenção a estímulos externos
· Reacções de pânico
· Sensação de estar a ser perseguido
· Alucinações auditivas e tácteis (escutar vozes, sentir sensação de bichos a andar pelo corpo)
· Intoxicação aguda
· Confusão e desorientação
· Síndrome cerebral orgânica (SCO)
· Lesões cerebrais
· Aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca
· Convulsões
· Aceleração do envelhecimento

A cocaína não produz dependência física, no entanto é a droga com o maior potencial de dependência psicológica (razão pela qual a chamam de “gulosa”). A curta duração dos seus efeitos, induz facilmente ao consumo compulsivo.

O síndrome de abstinência não apresenta sinais físicos típicos mas tem alterações psicológicas notáveis: hiper-sonolência, apatia, depressão, ideação suicida, ansiedade, agitação, irritabilidade, confusão, surtos psicóticos e intenso desejo de consumo.


Bibliografia:

http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/cocaina.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca%C3%ADna
http://www.psicologia.com.pt/instrumentos/drogas/ver_ficha.php?cod=cocaina

Fonte da imagem: http://www.deviantart.com/

(consultado em 13/01/2009)

0 comentários: