Um primeiro olhar sobre a droga...

terça-feira, 18 de novembro de 2008



A história das drogas é a história da humanidade. Fizeram parte essencial da sua cultura, dos seus rituais religiosos, das suas relações humanas... evoluindo ao mesmo tempo que os homens e as mulheres que as consomem.

A amplitude do termo "droga" reflecte esta longa evolução, fazendo referência a um elevado número de substâncias com distintos efeitos sobre a percepção, o pensamento, o estado de ânimo ou as emoções, com diferente capacidade para produzir dependência e com significados diferentes para aqueles que as consomem.

Constantemente ouvimos falar de drogas leves ou pesadas, discute-se o verdadeiro alcance dos efeitos do álcool ou formula-se a questão de saber se os derivados da cannabis produzem dependência ou não. O café, as drogas de síntese ou o tabaco, protagonizam inumeráveis conversas, mas nem sempre se dispõe de informação exacta acerca da sua origem e dos seus efeitos.

Entre as substâncias analisadas poderemos encontrar informação acerca dos cannabinóides, uma das substâncias que maior debate social está a gerar. Uma nova conceptualização do consumo de drogas produziu-se a partir do consumo do ópio e seus derivados, entre os quais a heroína. O LSD, as drogas de síntese, o inalante. são outras substâncias cujos efeitos e características serão descritos a seguir. Outro tipo de substâncias, os esteróides anabolizantes, suscitam cada vez mais preocupações pela sua utilização que se estende aos ginásios ou simplesmente a jovens que querem melhorar a sua imagem corporal. Por fim, não se deverão esquecer os psicofármacos, ou seja, substâncias receitadas por médicos que muitas vezes são utilizadas indevidamente para fins que não os terapêuticos.

Por último, o tabaco, o álcool e as xantinas (chá, café e cacau) constituem um grupo de substâncias que, pelo seu carácter legal, fazem parte das nossas vidas. O seu consumo quotidiano pode levar-nos a pensar que carecem de riscos, mas basta uma breve olhadela para os efeitos a curto e longo prazo do tabaco ou o álcool para nos darmos conta da importância dos problemas de vária ordem que produzem.



Bibliografia:
A informação utilizada é resultado de um trabalho conjunto da FAD-Fundación de Ayuda Contra la Drogadicción de Madrid, SPTT, e IEFCS-Instituto Europeo para la Formación e Consulenza Sistémica (Itália), com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do Programa Leonardo da Vinci – Programa Europeu de Formação Profissional.
http://www.idt.pt/id.asp?id=p5

Fonte da imagem: www.google.com

2 comentários:

Anónimo disse...

A imagem é bastante apelativa :D

JIV disse...

ADICIONEM JÁ O NOSSO BLOGUE!
JA TEM A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO E SONDAGEM.

BJS FOFAS