Conferência sobre as Drogas

domingo, 24 de maio de 2009




O culminar do nosso projecto dar-se-á no próximo dia 26 de Maio (terça-feira), pelas 10h15 no pavilhão do Externato Carvalho Araújo com uma conferência sobre as drogas que terá como oradora a Professora Doutora Maria Amélia Ferreira (Professora Catedrática da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).

Contamos com a vossa presença!



Redes Terapêuticas e Diversidade de Tratamentos

terça-feira, 19 de maio de 2009



Hoje, considera-se que um toxicodependente não pode ser tratado por um generalista isolado no seu gabinete. É excessivo para uma só pessoa! A pouco e pouco foi-se impondo a ideia de criar uma rede terapêutica proporcionando diversas soluções, pois não existe terapia que detenha a especificidade ou a exclusividade da cura. Em todo o país existem centros de consulta e comunidades terapêuticas para os toxicodependentes que querem abandonar a droga. São centros que lhes permitem envolver-se numa acção terapêutica susceptível de os libertar. Em alguns, operam-se curas de desintoxicação das quais faz parte uma ajuda psicológica. Noutros é preconizado o uso de substitutos para a droga (quer por distribuição oficial, quer com uma finalidade precisa de desintoxicação). Por vezes, é necessária a hospitalização (depois de um acidente causado por uma overdose, por exemplo). Todo este processo se desenrola ao longo de muito tempo, chegando a ser necessário vários anos.

Terapia ocupacional

Existem Centros de Dia que proporcionam uma terapia de manutenção com metadona.
* Um outro sistema interessante é o das Comunidades Terapêuticas, tendo a seu cargo pequenos grupos de toxicodependentes. Cumprem regras precisas, rodeiam-se de diferentes intervenientes (psiquiatras, clínicos gerais, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas), discutem regularmente os problemas comuns, comparam os tratamentos, analisam os resultados. Esta fórmula, além de possibilitar a intimidade dos contactos entre toxicodependentes, também permite evitar as concentrações que se observam nos Centros de Apoio aos Toxicodependentes.

Há, também, instituições privadas de solidariedade social, umas com responsabilidades terapêuticas, outras funcionando como centros de acolhimento, casas de saída ou centros de apoio às mães toxicodependentes.

Para apoiar os toxicodependentes são, igualmente, constituídos grupos e comunidades animados por antigos drogados. A interdição total de droga ou de qualquer produto de substituição constitui, aí, a regra mais frequente.

Bibliografia:
Andrade, Maria Isabel; (1994). Saúde; A Face Oculta das Drogas.

Fonte da Imagem:
http://www.aril.com.br/blog/wp-content/gallery/coordenadoria-de-reabilitacao/coordenadoria-reabilitacao_.jpg







Métodos de Tratamento



A desintoxicação — embora tudo se faça para evitar que seja demasiado penosa — é uma etapa importante que ainda causa medo. Consiste na supressão progressiva da droga, tendo em conta a síndroma da abstinência (particularmente sentida com os opiáceos) e dos sofrimentos que esta provoca. Mas a desintoxicação não é um tratamento, apenas constitui um meio para atingir outro fim: reencontrar a inserção social e o prazer de estar vivo.

Este método, embora atinja um número limitado de toxicodependentes, tem a vantagem de propor uma diversidade de terapias. Alguns começam por tratamentos ligeiros, depois, insatisfeitos, passam a tratamentos mais pesados. Outros fazem o caminho inverso. Aí reside a importância das diversas opções terapêuticas: «Vou envolver-me num tratamento de fundo numa comunidade terapêutica», «vou tentar curar-me, sem recorrer a outros produtos, apenas com a simples psicoterapia», vou procurar a ajuda num centro de dia», ou ainda «vou tentar uma terapia de manutenção, à base de metadona».

A metadona é uma substância química sintética, apresentando-se sob a forma de líquido ou de comprimidos. Este sucedâneo do ópio foi criado, como analgésico, durante a 2.a Guerra Mundial, na Alemanha. O seu efeito é comparável ao da morfina ou da heroína e, por isso, é utilizada como medicamento de substituição à heroína. O toxicodependente recebe, no centro, o seu produto dissolvido num líquido e nunca sob a forma injectável. Com a ajuda deste medicamento, cria-se um efeito de sedação psicossocial. No caso de ser correctamente administrada, geralmente, não provoca distorção da percepção, não impedindo o exercício de uma profissão, nem mesmo a condução automóvel. No nosso país, numerosos toxicodependentes recebem, diariamente, a metadona sob controlo médico e, simultaneamente, são acompanhados por um serviço psicossocial. A finalidade destes programas tem em vista a sua reintegração social, através da recuperação da sua saúde física e mental.

A recuperação pela metadona tem, igualmente, um fim preventivo, ao impedir que a sida se propague através das seringas infectadas. Embora possa ajudar uma pessoa a libertar-se da heroína e permitir-lhe retomar a vida normal, a sua utilização, regular e sistemática, constitui, por seu turno uma dependência, pelo que deve ser adoptada como solução transitória.

Bibliografia:

Andrade, Maria Isabel; (1994). Saúde; A Face Oculta das Drogas.

Fonte da Imagem:
http://mzrehab.deviantart.com/art/Rehab-83012716





Abordagem Familiar




Nem todo o consumo de droga é sinónimo de toxicodependência, nem toda a manifestação bizarra é forçosamente devida a uma droga. Seria erro grave etiquetar com essa designação um adolescente em crise, fazendo-o passar por um toxicodependente, quando apenas se trata de um consumidor ocasional.

Os adultos confrontados com a toxicodependência dos jovens têm atitudes muito variadas: desde a reacção autoritária (repressão desenfreada), à indiferença (ignorância do problema, incapacidade de abordagem), passando pela busca do diálogo de igual para igual (responsabilização do toxicodependente). Todos os técnicos parecem de acordo: entre o autoritarismo ineficaz e o deixar correr catastrófico, a via é estreita para ir ao seu encontro.

Certos pais vivem dolorosamente, e de forma muito culpabilizada, a toxicodependência dos filhos. É essencial, para eles, poder falar dela, romper o isolamento, vencer a culpabilidade e a dramatização; não só procurando o diálogo franco com os filhos, mas, também, através de contactos com o cônjuge ou com outros pais que têm os mesmos problemas. Falar com uma pessoa de confiança pode ajudar a clarificar determinadas situações, a dissipar medos exagerados, assim como a perceber que uma atitude de maior atenção e compreensão talvez contribua para que o jovem se sinta mais apoiado. Esta ruptura do isolamento reduz não só a angústia dos pais, mas, também, a dos filhos, e facilita a relação entre uns e outros.


Bibliografia:
Andrade, Maria Isabel; (1994). Saúde; A Face Oculta das Drogas.

Fonte da Imagem:
http://olhares.aeiou.pt/em_familia_foto580703.html

Como reconhecer alguém que se droga



À parte as intoxicações elevadas, o consumo de drogas poderá não se revelar, com evidência, aos familiares do consumidor. Mesmo quando existem dúvidas, só as análises clínicas o podem comprovar. Porém, numa relação afectiva será necessário recorrer a provas, como em matéria judicial? Não se correrá o risco de criar um clima de suspeição doentia?

Não se trata de ser desconfiado, mas de estar atento. Sabemos que alguém se droga porque, à sua maneira, dá-no-lo a entender, chegando, por vezes, a confessá-lo. Porém, nem sempre acontecerá assim. Embora não existam sinais concretos que revelem a existência de uma toxicodependência, existem sintomas aos quais se deve dar atenção: desinteresse e dificuldades inesperadas na escola, más notas, necessidades consideráveis de dinheiro, consumos repetidos de certos medicamentos, hepatite viral, alterações profundas no comportamento: isolamento e dificuldade em arranjar amigos, rompimento com amizades de longa data, falta de entusiasmo e indiferença perante tudo, oposição permanente a tudo e a todos, perda da alegria de viver, reacções negativas, tendências suicidas, acessos de raiva e crises de desespero perante situações adversas, incapacidade para enfrentar as dificuldades.

Quando um casal suspeita da toxicodependência do filho, a conversa deve centrar-se, não exclusivamente sobre o problema da droga mas, acima de tudo, sobre a relação com os colegas, a vida na escola e em família. Assim se poderá obter uma informação acerca dos problemas com que o jovem se depara no meio. Se é habitual discutirem-se em família as regras de vida em comum, se pais e filhos conversam acerca do seu quotidiano, então existirão mais probabilidades para abordar as eventuais experiências do jovem com a droga e o significado de que as mesmas se revestem para ele.

Se na família reina um clima de confiança, o diálogo será francamente facilitado. Porém, a discussão dos problemas, numa base de confiança, não significa que tudo deva ser sempre harmonioso em família, nem tão pouco a inexistência de conflitos ou confrontos. A possibilidade de expressão de sentimentos e opiniões contrárias pode ser um meio para abordar e enfrentar os conflitos.

Bibliografia:

Andrade, Maria Isabel; (1994). Saúde; A Face Oculta das Drogas.

Fonte da Imagem:
http://theteenidol.deviantart.com/art/Heavenly-Junkies-50871430





Filmes relacionados com as Drogas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Na seguinte lista apresentamos, por ordem alfabética, filmes relacionados com o consumo de drogas e a droga em questão.



• 24 Hour Party People (2002). (MDMA, Cocaina, Metadona, Marijuana, Crack)
• 25th Hour (2002). (Marijuana)
• The 40-Year-Old Virgin (2004). (Marijuana)
• The 51st State (2001). POS 51 (Cocaina, LSD e MDMA)
• 50 pills MDMA

• A Bug and a Bag of Weed (2006). (Marijuana)
• The Acid House (1998). (LSD)
• Across The Universe (2007). (LSD, Marijuana)
• Adaptation. (2002).
• Alice (1988). Amanita Muscaria.
• Almost Famous (2000). (Marijuana, Vicodin, LSD)
• Alpha Dog (2007). (Marijuana)
• Amants réguliers, Les (2005). (Marijuana)
• Altered States (1980). (LSD, DMT, Amanita Muscaria)
• American Beauty (1999). (Marijuana)
• American Gangster (2007). (Heroina e cocaina)
• American Psycho (2000). (Cocaine, Halcion, Xanax e marijuana)
• Amores Perros (2001). (Cocaina)
• Another Day in Paradise (film) (1997). (Heroina)
• Arrebato (1979). (Heroina)
• The Anniversary Party (2001). (MDMA)
• Apocalypse Now (1979). (LSD, opio, marijuana e cocaina)
• Around the Fire (1999). (Marijuana, LSD)
• A Scanner Darkly (film) (2006). (Droga fictícia-Substancia D)
• Avenging Disco Godfather (1979). (PCP)

• Bad Boys II (2003). (MDMA e heroina)
• Bad Lieutenant (1992). (Crack, cocaina e heroina, Marijuana)
• bang boom bang (1999). (Marijuana)
• The Barbarian Invasions (2003). (Heroina)
• The Basketball Diaries (1995). (Heroina, cocaina, marijuana)
• Batman Begins (2005). (Alucinogéneo).
• Be Angeled (2001). (Cocaina, MDMA e marijuana)
• The Beach (2000). (Marijuana,cogumelos e estimulantes)
• Beavis and Butt-head Do America (1996). (Peyote)
• Beerfest (2006). (Marijuana e alcool)
• Belly (1998). (Heroína e marijuana)
• Berlin Calling (2008). (Cocaína, MDMA, Ketamina, marijuana)
• Beyond the Valley of the Dolls (1970) (Marijuana, LSD, MDMA)
• The Big Lebowski (1998). (Marijuana, LSD)
• Blow (2001). (Cocaina e marijuana)
• Blueberry (2004). (Ayahuasca)
• Blue Sunshine (1976). (LSD)
• Blue Velvet (1986). (Oxido nitrico)
• Bobby (2006). (Marijuana e LSD)
• Bongwater (1997). (Marijuana, LSD, e cocaina)
• Boogie Nights (1997). (Cocaina e metanfetaminas)
• The Boost (1988). (Cocaina)
• The Breakfast Club (1985). (Marijuana)
• Brick (2006). (Heroina)
• Broken (U2007).(Heroina)
• Broken Vessels (1999). (Heroina e Metadona)
• Buffalo Soldiers (2001). (Heroina e MDMA)
• Bug (2007). (Marijuana e cocaina)
• Bullet (1996). (Heroina)
• Bully (2001). (Marijuana, LSD, metanfetaminas)

• Candy (2006). (Heroina e marijuana)
• Carlito's Way: Rise to Power (2005). (Heroina)
• Cash Crop (2003)). (Marijuana)
• Casino (1995). (Cocaina, heroina)
• Charlie Bartlett (2008). (Álcool)
• Chinese Opium Den (1894). (Ópio)
• Christiane F. – Wir Kinder vom Bahnhof Zoo (1981). (Heroina)
• City Of God (2002). (Marijuana e cocaina)
• Clean and Sober (1988). (Cocaina)
• Cocaine Cowboys (2006). (Cocaina e marijuana)
• Cookers (2001). (Metanfetaminas)
• Crank (2006). (Drogas fictícias, metanfetaminas e marijuana)
• Crow, The (1994). (Morfina)

• Dazed and Confused (1993). (Marijuana, Álcool e LSD)
• Deep Cover (1992). (Crack, cocaina)
• Den Siste Revejakta (2008) (Haxixe, marijuana, heroina e LSD)
• Departed, The (2006). (Oxycodone, diazepam, e cocaina)
• Detroit Rock City (1999). (Marijuana e cogumelos)
• Dick (1999). (Marijuana)
• District 13 (2004). (Cocaina)
• Domino (2005). (Mescalina, marijuana, e cocaina)
• Dope Sick Love (2005). (Heroina, crack e cocaina)
*The Doors (1991). (LSD, cocaina, heroina, marijuana, e peyote)
*Dream Seller, The (2007). Heroina.
• Drugstore Cowboy (1989). (Hydromorphone, oxymorphone, morfina, anfetaminas, diazepam, e cocaina)
• Dude, Where's My Car? (2000). (Marijuana)
• Dune (1984). (Droga fictícia Melange ou "Spice")

• Easy Rider (1969). (Marijuana (cannabis), cocaina e LSD)
• Ed Wood (1994). (Morfina)
• Empire Records (1995). (Marijuana e Anfetaminas)
• Euro Trip (2004). (Marijuana/cannabis e absinto)
• Evil Bong (2006). (Marijuana)

• Fame chimica (2003). (Marijuana e cocaina)
• Fandango - Members Only (2000). (Marijuana e cocaina)
• Fast Times at Ridgemont High (1982). (Marijuana)
• Fear and Loathing in Las Vegas (1998). (Marijuana, mescalina, LSD, cocaina, amfetaminas, barbituricos, alcool, opium, haxixe)
• Flashback (1990). (LSD)
• Flirting with Disaster (1996). (LSD)
• Fifty Pills (2006). (MDMA)
• Formula 51 (2001). (Droga fictícia Formula 51 e marijuana)
• Foo-Foo Dust (2003). (Crack, cocaina e Heroina)
• Freak Talks About Sex (1999). (Marijuana)
• The French Connection (1971). (Heroina e cocaina)
• Fresh (1994). (Cocaine, Crack-cocaina, Heroina)
• Friday (1995). (Marijuana and PCP)
• Friday After Next (2002). (Marijuana)
• From Hell (2001). (Opio, heroina e absinto)
• Factory Girl (2006) (Marijuana, Speed, Heroina)

• Gambling, Gods and LSD (2002). (Crack, Cocaina, LSD)
• Georgia (1995). (Heroina)
• Get Rich or Die Tryin' (2005). (Crack, Marijuana, e Morfina)
• Gia (1998). (Heroina and cocaina)
• The Girl Next Door (2004). (MDMA)
• Go (1999). (MDMA, marijuana e cocaina)
• The Godfather (1972). (Cocaina e heroina)
• The Godfather: Part II (1974). (Cocaina e heroina)
• The Godfather: Part III (1990). (Cocaina e heroina)
• Goodfellas (1990). (Cocaina)
• Grandma's Boy (2006). (Marijuana)
• Grass (1999). (Marijuana)
• Gridlock'd (1997). (Heroina)
• Girl, Interrupted (1999). (Marijuana, diazepam)
• Grindhouse (2007). (Marijuana)
• Groove (2000). (MDMA, LSD e marijuana)

• H (1990). (Heroina)
• Hair (1978). (Marijuana e LSD)
• Half Baked (1998). (Marijuana, cocaina e heroina)
• Half Nelson (2006). (Cocaina, crack cocaina)
• Harold & Kumar Go to White Castle (2004). (Marijuana, cocaina e MDMA)
• Harold & Kumar Escape from Guantanamo Bay (2008). (Marijuana, e cogumelos)
• Harvard Man (2001). (Marijuana e LSD)
• Head (1968). (Marijuana e LSD)
• High Art (1998) (Heroina)
• Homegrown (1998). (Marijuana)
• How High (2001). (Marijuana)
• Human Traffic (1999). (Marijuana, cocaina e MDMA)
• Hurlyburly (1998). (Marijuana, cocaina e diazepam)
• Hustle & Flow (2005). (Marijuana)
• And uh... were gonna be smoking the weed folks! (2007) (Marijuana)
• Hotrod( 2007). (LSD)

• Idle Hands (1999). (Marijuana)
• Igby Goes Down (2002). (Heroina e marijuana)
• I Got The Hook Up (1998). (Marijuana, cocaina e LSD)
• I'm Dancing As Fast As I Can (1982). (Diazepam)
• In Bruges (2008). (Cocaina)


• Jay and Silent Bob Strike Back (2001). (Marijuana)
• Jesus' Son (1999). (Heroina, marijuana, cocaina, LSD, opio, cogumelos, tabaco, alcool, anfetaminas e diazepam)
• Jacob's Ladder (1990). (Quinuclidinyl benzilate (BZ))

• Kids (1995). (Marijuana, MDMA e ketamina)
• King of New York (1990). (Cocaina)
• Kiss of the Dragon (2001). (Heroina)
• Knocked Up (2007). (Marijuana, Alcool, cogumelos)
• Kush (2007). (Marijuana, Cocaina)

• La Haine (1995) (Haxixe, Cocaina)
• The Last Minute (2001). (Heroina)
• Layer Cake (2004). (Cocaina and MDMA)
• The Life of Rayful Edmond (2005). (Cocaina, crack e marijuana)
• The Life Aquatic with Steve Zissou (2004). (Marijuana)
• Liquid Sky (1982). (Heroina)
• Little Fish (2005). (Heroina)
• Less Than Zero (1987). (Cocaina)
• Lock, Stock and Two Smoking Barrels (1998). (Marijuana e cocaina)
• London (2005). (Cocaina e marijuana)
• Lord of War (2005). (Cocaina)
• Lost in Translation (2003). (Marijuana, psicadélicos)
• Love Is The Drug (2003). (Cocaina)


• Macarthur Park (2001). (Crack-Cocaina)
• Mafia! (1998). (Cocaina)
• Mallrats (1995). (Marijuana)
• The Man with the Golden Arm (1955). (Heroina)
• Maria Full of Grace (2004). (Cocaina)
• Maryjane (1968). (Marijuana)
• Menace II Society (1993). (Crack cocaina, heroina e marijuana)
• Midnight Express (1978). (Haxixe)
• A Midsummer Night's Rave (2002). (MDMA)
• More (1969). (Heroina)
• Most High (2006). (Cocaina e metanfetaminas)
• The Mystery of the Leaping Fish (1916). (Cocaina, opio)
• My Own Private Idaho (1991). (Cocaina)

• Nil By Mouth (1997). (Heroina)
• Natural Born Killers (1998). (Cogumelos)
• Naked Lunch (1991). (Heroina, Alcool, Haxixe, Marijuana)
• National Lampoon's Animal House (1978). (Marijuana)
• New Jack City (1991). (Crack, cocaina)
• Next Friday (2000). (Marijuana)
• Nowhere (1997). (Marijuana e MDMA)

• One Perfect Day (2004). (Marijuana, anfetaminas e MDMA)

• Paid in Full (2002). (Cocaina, Crack e Marijuana)
• The Panic in Needle Park (1971). (Heroina)
• Party Monster (2003). (Cocaina, heroina, MDMA, LSD e ketamina)
• PCU (1994). (Marijuana)
• Permanent Midnight (1998). (Heroina e cocaina)
• Pineapple Express (2008). (Marijuana)
• Platoon (1986) (Marijuana e opio)
• Prozac Nation (2001). (Marijuana, cocaina, prozac e ecstasy)
• Psych-Out (1968). (LSD e DOM)
• Puff, Puff, Pass (2006). (Marijuana)
• Pulp Fiction (1994). (Cocaina, heroina e marijuana)
• Pure (2002). (Heroina)

• Ray (2004). (Heroina e marijuana)
• Rebound: The Legend of Earl 'The Goat' Manigault (1996). (Heroina)
• Reefer Madness (1936). (Marijuana)
• Reefer Madness (2005 remake). (Marijuana)
• Reeker (2005). (MDMA)
• Remember the Daze (film) (Cogumelos, alcool, marijuana)
• Rent (film) (Heroina, marijuana)
• Repo Man (1984). (Marijuana, cocaina e anfetaminas)
• Requiem for a Dream (2000). (Heroina, cocaina, anfetaminas, MDMA, diazepam, e marijuana)
• Return to Paradise (1998). (Haxixe)
• Rich kids (Cocaina)
• Risky Business (1983). (Marijuana)
• Rockers (1978). (Marijuana)
• Rolling (2007). (MDMA, Marijuana)
• Rolling Kansas (2003). (Marijuana)
• Royal Tenenbaums, The (2001). (Marijuana, cocaina, mescalina)
• The Rules of Attraction (2002). (Cogumelos, cocaina, LSD, metanfetaminas, marijuana e MDMA)
• Rush (1991). (Heroina, Alcool, Speed, Marijuana, e Cocaina)

• The Salton Sea (2002). (Metanfetaminas)
• Sample People (1999). (Droga fictícia "glow" e cocaina)
• Saving Grace (2000). (Marijuana)
• Scarface (1983). (Cocaina, Heroina)
• Sherry Baby (2004). (Heroina)
• "She Shoulda Said 'No'!" (1949). (Marijuana)
• Sid and Nancy (1986). (Heroina e marijuana)
• Slackers (2002). (Marijuana)
• SLC Punk! (1999). (LSD, marijuana)
• Slim Susie (2003). (Anfetaminas, heroina e marijuana)
• Smiley Face (2007). (Marijuana)
• Southwest Nine (2004). (LSD, MDMA e marijuana)
• Steal This Movie (2000). (Marijuana)
• Studio 54 (1998). (Cocaina, MDA)
• The Stoned Age (1994). (Marijuana)
• Superbad (2007). (Cocaina and marijuana)
• Super High Me (2007). (Marijuana)
• Sweet Nothing(1996). (Crack, Cocaina)

• Taking Off (1971). (Marijauana)
• Thank You For Smoking (2006). (Nicotina)
• Thumbsucker (2005). (marijuana, cocaina, e ritalin)
• Traffic (2000). (Cocaina, heroina, crack cocaina)
• Training Day (2001). (Marijuana, crack cocaina, e PCP)
• Trainspotting (1996). (Heroina, diazepam, marijuana, temazepam, MDMA, e anfetaminas)
• Trash (1970) (Heroina)
• The Trip (1967). (LSD)
• The Tripper (2007). (Cocaina, Marijuana, LSD, and MDMA)
• True Romance (1993). (Cocaina e marijuana)
• Twin Peaks: Fire Walk With Me (1992). (Cocaina)
• Totally Baked: A Pot-U-Mentary (2008). (Marijuana)
• Thursday (1998). (Cocaina, Marijuana)
• The Wackness (2008). (Marijuana e anti-depressivos)
• Walk Hard: The Dewey Cox Story (2008). (Marijuana, Cocaine, Anfetaminas, LSD, Alcool, Viagra)
• Walk the Line (2005). (Cocaina e anfetaminas)
• The Wash (2001). (Marijuana)
• Wasted (2002). (Heroina)
• Where the Buffalo Roam (1980). (Marijuana, cocaina, e mescalina)
• Withnail and I (1987). (Marijuana, speed)
• Woodstock (1970). (Marijuana, LSD)